domingo, março 18, 2007

O Inverno já não é o que era



Ao que parece, os três meses que correspondem ao Inverno metereológico (Dezembro, Janeiro e Fevereiro) que agora passou foram os mais quentes de sempre a nível global, quem o diz é a NOOA.
A culpa desta anomalia é atribuída tanto ao aquecimento global antropogénico como à prevalência de uma anomalia positiva nas temperaturas superfíciais das águas do Pacífico Equatorial conhecida por El Niño, que apenas se começou a dissipar durante Fevereiro. Contudo, este El Niño foi de uma intensidade bem mais reduzida que o de 1997-1998 responsável pelo anterior máximo de temperaturas invernais.
Agora as águas do Pacífico parecem estar a anunciar a vinda de uma condição inversa, conhecida por La Niña que potencia a formação de furacões no Atlântico e padrões de precipitação e temperaturas contrárias às vigentes durante o El Niño.
É de salientar também que estas temperaturas recorde ocorrem ao mesmo tempo em que a actividade solar se encontra em valores mínimos, que ocorrem ciclicamente de 11 em 11 anos sendo que isto invalida o argumento de que o Sol é o maior e único motor das alterações climáticas no nosso pontinho azul.

Sem comentários: