quarta-feira, março 21, 2007

Marte: água suficiente para cobrir a superfície do planeta

Espessura dos depósitos de gelo estratificados no pólo sul de Marte
Novos dados obtidos através de um radar construído pela NASA e pela Italian Space Agency, instalado a bordo do engenho espacial European Space Agency's Mars Express, revelou a existência extensiva de gelo de água (H2O no estado sólido) na região do pólo sul de Marte. Esta região contém água suficiente para cobrir a totalidade da superfície do planeta com uma espessura aproximada de 11 metros.

Estas estimativas foram elaboradas após a medição da espessura do gelo, que se encontra estratificado. O radar permitiu inclusivamente detectar a base desta unidade, que se encontra a a cerca de 3,7 km de profundidade.

A existencia de níveis de água nas regiões polares de Marte é mais um dado a favor da conjectura de que o Planeta já possuiu água liquida no passado. Este facto é muito importante pois todas a formas de vida conhecidas dependem da água liquida. Pensa-se que a água também tem um papel fundamental na tectónica de placas, e que esta pode por sua vez ter um papel fundamental na evolução da Vida na Terra. Será que o mesmo se passou com Marte? Qual o futuro daquele gelo? Poderá Marte vir a ter água líquida no futuro?

Crédito: NASA/JPL-Caltech. Ver original informação original aqui.

Sem comentários: