sábado, abril 14, 2012

Desemprego Jovem, Capitalismo, Jesus e outras coisas..

A revista Time desta semana tráz um artigo interessante chamado “The Jobless Generation”. Seria um excelente artigo se não estivéssemos a falar de uma bomba relógio. Vamos a factos. A taxa de desemprego na Grécia e em Espanha situa-se entre os 21 .0% e os 23.6%. A taxa de desemprego jovem (jovens desempregados com menos de 25 anos) está neste momento entre os 50.5% e os 51.1%, e a subir a um ritmo dramático. Podia-se pensar, como alguns seres inteligentes se atreveram a pensar, que a solução é a exportação de jovens. O problema é que não dá. Países como o Reino Unido e a Suécia, que têm taxas de desemprego geral abaixo de 10% já estão com uma taxa de desemprego jovem a roçar os 25%, e a subir. Com o desemprego jovem a alastrar desta forma por todo o mundo ocidental daqui a um par de anos vamos mandar os jovens para onde? Para a Lua? Para Marte? Talvez se descubra um “wormhole” para exportar jovens para uma outra Galáxia na qual os seres inteligentes sejam verdadeiramente inteligentes. Talvez aí os empregos cosmológicos abundem.

E como estão os magníficos crânios eleitos pelo povo a gerir a situação. Ignoram! Há uma urgência maior: salvar a divina Economia. Agradar os “mercados”. Dito por outras palavras: salvar o capitalismo selvagem que se apoderou das sociedades ocidentais nos últimos anos. Ora pelo que se está a ver não está a resultar. E aqui ficam umas questões. Será que este sistema é de facto o melhor? Será que este capitalismo que levou uma facada mortal em 2008 ainda pode ser ressuscitado? Vamos assumir que sim. Pelo que se está a ver, tal coisa pode demorar vários anos. Era 2013, depois 2014 e agora 2015 que aparentemente é o ano imediatamente a seguir a 2014. A julgar pela coerência intelectual das pessoas em causa imagino que seja lá para 2020. E que seja. Ok! Em 2020 invertemos a trajetória deste magnífico trambolhão. Quanto tempo vai demorar até que a coisa volte ao ponto em que estava antes do início da crise? Num cenário otimista provavelmente uma meia dúzia de anos. E o que vamos fazer a esta geração até lá? Atualmente, de acordo com Organização Internacional do Trabalho o número total de jovens desempregados abaixo dos 25 anos é de 75 Milhões! A este ritmo qual será o número no final da crise? Será este um preço justo a pagar para salvar essa entidade abstracta chamada “Economia”? Será este um preço justo a pagar para salvar os bancos dos amigos? Estamos a falar de pessoas e não de iates e apartamentos nos Algarve. Posso estar enganado mas isto parece-me uma bomba relógio! E é bom lembrar que as revoluções são geralmente desencadeadas por pessoas desta camada etária. Uma sociedade que abandona os seus jovens é uma sociedade doente, senil e estúpida.

Nos últimos dias fui bombardeado na minha parede do Facebook com imagens de Jesus cheias de corações e mensagens de paz, amor e esperança. Excelente. Nada a dizer. É um efeito positivo de 2000 anos de romantização e distorção histórica. Ao contrário do que alguns dos meu amigos pensam, eu sou um crente. Creio em Jesus, o homem. Jesus foi acima de tudo um revolucionário pacífico. Um homem que se atreveu a desafiar a autoridade instituída que dominava o mundo civilizado do seu tempo. Desafiou o poder económico da altura, pregou uma mensagem de igualdade e justiça. O homem estava de novo ao serviço do homem. Foi essa a grande mensagem de Jesus. Fê-lo de forma pacífica e exemplar, e morreu a defender as suas convicções. Aliás, como muitos monges Tibetanos têm feito nos últimos meses (coisa que não me aparece no Facebook) e como recentemente um reformado fez ao dar um tiro na cabeça em frente ao parlamento grego.

Os jovens de hoje sentem-se abandonados por um sistema que lhes prometeu o que agora lhes é negado. O Capitalismo foi exímio a garantir uma excelente qualidade de vida a uma geração mas falhou redondamente na geração seguinte. Não tenho soluções milagrosas e não acredito em milagres. No entanto, parece-me claro que estamos no caminho errado. Uma sociedade que abandona os seus jovens é uma sociedade condenada ao fracasso, onde as palavras paz, amor e esperança se tornam vazias. Um perfeito suicídio.

João Duarte

13 de Abril de 2012

Melbourne, Austrália

Nota: Com este post quebrei a regra de evitar discutir política neste blogue, mas a estupidez, desonestidade intelectual e principalmente a falta de ética e de coragem dos nossos governantes (a nível nacional e internacional) está a atingir um nível tão elevado que valores mais altos se levantam. Estamos dormentes mas não estamos mortos. Os jovens não são o problema, são a solução..