terça-feira, dezembro 05, 2006

Espectáculo astronómico pode ser visto sábado através de binóculos

Um espectáculo astronómico que consiste no "ajuntamento pouco comum" dos planetas Júpiter, Mercúrio e Marte poderá ser observado na manhã de sábado através de binóculos normais, segundo os cálculos do matemático e astrónomo belga Jean Meeus. Os três planetas, que seguem as suas respectivas órbitas a milhares de quilómetros afastados um do outro, aparecerão para os observadores na Terra como estando separados por menos de um grau no momento em que estão mais juntos, formando "a ponta de uma flecha dirigida ao oeste", segundo o especialista.

Meeus prevê a conjunção de Mercúrio e Marte para sexta-feira e a união de Marte e Júpiter para domingo, "encontrando-se Mercúrio, no sábado, apenas a 1 ,5 graus por baixo e à direita da estrela Grafias na constelação de Escorpião". Segundo o astrónomo, normalmente é "muito difícil observar a olho nu este tipo de fenómenos em planetas próximos da terra".

Meeus tem vindo a calcular todos os trios planetários ocorridos desde 1 980 e aqueles que ocorrerão até 2050, tendo encontrado um total de 40, o que da uma média de um fenómeno a ocorrer a cada 21 meses.

Fonte: Ciência Hoje, 2006-12-05

Sem comentários: