quarta-feira, novembro 22, 2006

Peter Gabriel - Biko (Nelson Mandela Tribute Concert)


Concerto de homenagem a Nelson Mandela no dia em que fez 70 anos (11 de Junho de 1988). Nelson Mandela tornou-se um homem livre em fevereiro de 1990. Estiveram presentes neste concerto em Wembley 72000 pessoas, 600 milhões acompanharam pela televisão. Um pedaço de História deste maravilhoso planeta.
Esta música foi feita por Peter Gabriel em homenagem a Stephen Bantu Biko um activista anti-apartheid que defendia a não violência. Foi torturado durante meses, tendo morrido a 12 de Setembro de 1977 na prisão devido a causas desconhecidas! O exemplo de um homem que se manteve de pé lutando até ao fim por aquilo em acreditava.

7 comentários:

J. Moedas Duarte disse...

Um dia comprei o LP de Peter Gabriel, exactamente por causa da música dedicada a Biko.
Ainda hoje a acho impressionante, com aquele rufar final da percussão.
Obrigado, João, por teres recordado Biko

joao_moedas disse...

Um dia a minha irmã estava em casa a ouvir esta música, eu devia ter uns oito o nove anos. Ela contou-me a história desta música e a história do Biko. Fiquei tão impressionado que ainda hoje me lembro de todos os pormenores. Fiquei chocado porque pela primeira estava-me a aperceber das coias horriveis que nós homens somos capazes de fazer uns aos outros. Percebi que isso não era um caso isolado, que estva a acontecer naquele momento, e está a acontecer hoje. Deviamos todos pensar um bocadinho nisto. Enquanto houver crianças a morrer de fome todos os dias, enquanto homens inocentes forem torturados por acreditarem que um dia podem ser livres, enquanto houver guerras nas quais irmãos se matam uns aos outros, enquanto houver racismo, enquanto continuarmos a destruir este planeta que achamos ser nosso, enquanto o futuro dos nosso filhos for feito destas coisas estúpidas, não deveriamos ser capazes de dormir todos os dias descansados, simplesmente ignorando que isso acontece.
O disco que compraste está hoje a ter efeito, estamos aqui a falar nele. Estas pequenas coisas fazem a diferença e os homens do futuro podem ser diferentes se enquanto crianças tiverem um bom pai como o meu. Os nosso filhos não vão poder escolher o mundo em que vão nascer, mas podemos educa-los de forma a acreditarem que o podem mudar, temos de fazer deles herois. É uma enorme responsabilidade mas é o único desafio que vale realmente a pena. A vida neste planeta é um milagre maravilhoso e vale a pena lutar para que o continue a ser...

joaosete disse...

Fica estranho comentar agora, mas concordo. É com os exemplos que se faz a mudança. Estou habituado a isso, mesmo não sendo pai.
E às vezes não importa se o exemplo é bom ou mau, os mais jovens copiam tudo. Resta-nos a nós, adultos consciente optar por dar o Bom.

Abraço, aos dois.

Anónimo disse...

HI [url=http://www.postawgo.com]postawgo[/url], confirm my site.

Anónimo disse...

I like this article! Also, check out my RedSnow site here:
http://www.redsn0w.us/

Feel free to surf to my site: redsnow download

Anónimo disse...

They may pose as you and ask people money by writing like
you were in danger. Online social networking is very well-liked among
teens these days and I have read about numerous legal incidents which have transpired because of
to overexposed networking. 7) If you really care about being private, don't use a voice-mail at all.


my web site how to hack facebook account

Anónimo disse...

TrialPay uses cash from the advertiser to
spend for your product. Nicely, then make way for the
SIII simply because it can go on for 16.five hrs!

on a solitary charge! The apps below are absolutely among the best.


my web site ... download apptrackr