segunda-feira, outubro 30, 2006

Alterações Climáticas

As alterações climáticas devem-se a causas naturais ou humanas. O principal responsável por estas alterações é o efeito de estufa (devido às perturbações das características físicas, químicas e ecológicas do sistema terrestre).

Curiosidades( efeito a nível mundial) :

o Kilimanjaro, no último século, fundiu 82% da massa de gelo. • Segundo especialistas do PNUA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e do ICIMOD (Centro Internacional de Estudo das Montanhas), as temperaturas da região dos Himalaias estão a subir, fundindo os glaciares que alimentam os lagos aí existentes (a altitudes médias de quatro mil metros), estando grande parte destes em risco de transbordar e inundar vales adjacentes dentro de alguns anos, ameaçando milhares de pessoas e outros seres vivos que aí habitam.

• Prevê-se que haja um aumento da temperatura média do ar na Terra em 2100. O ritmo do aquecimento vai ser muito mais rápido do verificado durante o século XX : a neve e o gelo no Hemisfério Norte devem diminuir, os glaciares devem continuar a recuar. Enquanto na Antárctida pode ocorrer um aumento da espessura do gelo devido ao aumento da precipitação, na Gronelândia acontecerá o contrário, devido ao escoamento da água.

• Grande parte da comunidade científica e das organizações internacionais acredita que em 2100, o NMM (nível médio do mar) estará entre 0.5 e 1 metro acima do actual, devido ao degelo e expansão térmica das águas do mar. Se o NMM se elevar 1 metro, só no Egipto serão directamente afectadas 6 milhões de pessoas e perder-se-ão 15% dos terrenos agrícolas, enquanto que no Bangladesh, a população afectada será de 13 milhões, com perda de 16% da produção nacional de arroz.

• Na Noruega, o nível do mar está a descer relativamente ao continente, resultando, a nível local, numa descida do nível do mar relativo.

• Algumas das ilhas do Pacífico quase desaparecerão, como é o caso das ilhas Marshall, em que mais de 80% do território será inundado. A produção de alimentos e o sector das pescas em algumas partes do mundo ficaram assim ameaçados.
Artigo realizado pelas alunas : Ana Luísa Alves, Mariana Silva e Teresa Ribeiro do 9ºano A, Externato Casa-Mãe, Portugal.

link: http://www.youngreporters.org/article.php3?id_article=1468

Sem comentários: